CARTUCHOS

Foram criados há 40 anos na Pastelaria e Confeitaria Ramos pelas mãos de Fernando Magalhães, o primeiro chefe pasteleiro.
O cartucho é um bolo de forma cilíndrica constituído por massa de frutos secos e cacau, a base é confecionada a partir de pão de ló com ovos moles e recheado com chantily.

 

OVOS MOLES

Com séculos de história, os Ovos Moles são um dos doces mais apreciados e simples pelos poucos ingredientes que levam: gemas, açúcar e água.
A receita nasceu dentro do Convento de Jesus de Aveiro, devido à entrada do açúcar da Madeira e dos ovos, que deu origem à mistura mágica pelas mãos das freiras que se tornaram cozinheiras doceiras. A receita acabou por sair do convento e hoje faz as delicias de quem os prova.

PÃO-DE-LÓ DE OVAR

Típico e tradicional da cidade de Ovar, é um doce tradicional que remonta a 1700.

Apresenta-se dentro de uma forma revestida com papel branco, com o formato de uma “broa” de massa leve, cremosa, fofa e de cor amarela designada por “ló” com uma fina côdea acastanhada dourada levemente húmida. É confeccionado à base de ovos, açúcar e farinha.

 

 

CASTANHAS DE OVOS

É um doce típico de Arouca e a sua história está intimamente ligada à existência das freiras Bernardas do Convento de Arouca.

A sua divulgação, bem como de toda a rica doçaria tradicional de Arouca, foi feita através de moças da ordem que estavam em contacto directo com a vida quotidiana monástica e também  com as casas senhoriais de Arouca, para as quais o convento era um espaço social.

TRIPA DE AVEIRO

Diz-se que tiveram a sua origem na Costa Nova e são um dos doces mais típicos da região. Quentes, doces e feitas na hora, esta especialidade é vendida em barraquinhas que se encontram na Costa Nova, na Praia da Barra ou em Aveiro. Podem comer-se com ou sem recheio e com um pouco de canela por cima.

RAIVAS DE AVEIRO

Com mais de 200 anos de história, as raivas são uma receita originária de Aveiro.

A forma característica deste biscoito é uma espécie de flor desajeitada, com a farinha, os ovos, a manteiga e o açúcar como ingredientes.

MORGADO DO BUSSACO

É um doce tradicional oriundo da Mata do Bussaco, do distrito de Aveiro. Recentemente foi distinguido pela pastelaria Flor de Aveiro, que arrebatou a Medalha de Ouro na Categoria Bolos de Forno ou de Fatia.

É composto por camadas de panquecas gigantes, feitas à base de claras de ovo em castelo, açúcar amarelo, mel, nozes moídas, intercaladas com ovos moles. Delicioso!

OS MELHORES LOCAIS:

  • Confeitaria Peixinho
  • Confeitaria Ramos
  • Pastelaria Rossio
  • Flor de Aveiro

Os nossos quartos

Sinta-se em casa!

OFERTAS ESPECIAIS

Consulte todas as ofertas disponíveis